Internet

Google One chega ao Brasil

Google One chega ao Brasil oferecendo novas opções de armazenamento


A gigante de tecnologia mundial Google acaba de trazer para o Brasil sua nova ferramenta de armazenamento em nuvem, o Google One. Lançado em maio desse ano nos Estados Unidos, o novo serviço chegou oficialmente às terras brasileiras nesta terça-feira (28). Evolução do já bem-sucedido Google Drive, o disco virtual traz novidades como a opção de comprar ainda mais capacidade de armazenamento, podendo combinar os arquivos das outras plataformas como Google Fotos e Gmail.

Serão disponibilizados planos entre 100 GB e 30 TB, com valores a partir de R$ 6,99 por mês. O plano de 15 GB continua sendo gratuito. Inicialmente, apenas os clientes que já utilizavam o Google Drive serão migrados. O acesso a novos clientes será liberado em breve.

Outra novidade do Google One é uma espécie de plano familiar onde até cinco contas podem compartilhar a capacidade da nuvem, com controle de quanto cada um pode usar. Vale lembrar que você não compartilha os arquivos com as outras pessoas, apenas o espaço de armazenamento. Para compartilhar arquivos o processo ainda é o mesmo utilizado no Google Drive.

A novidade acompanha a evolução das formas de uso e compartilhamento de arquivos pelos usuários de tecnologia, com a produção de fotos e vídeos em alta resolução (como 4K), que demandam cada vez mais capacidade de armazenamento.

O que é armazenamento em nuvem?

Armazenar seus arquivos em nuvem é salvá-los em um servidor, basicamente um conjunto de HDs ligados em rede, situados nos chamados data centers – prédios que são verdadeiras fortalezas de segurança situados em todo o mundo. Para se ter uma ideia, o Google possui 13 data centers.

O diferencial de salvar na nuvem é que, ao invés de gravar a informação no seu HD pessoal, você irá gravá-la num HD a quilômetros de distância, com a vantagem de ter a possibilidade de acessar seus arquivos (textos, fotos, vídeos, músicas, planilhas) a qualquer momento, de qualquer lugar e várias plataformas (computador, smartphone, smart TV, etc.).

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *