Os brasileiros estão cada vez mais conectados – mais de 70% da população tem acesso à internet segundo uma das principais pesquisas da área realizadas no país. A nova edição da pesquisa TIC Domicílios, feita anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), foi divulgada nesta quarta-feira (28).

Entre os números compilados, alguns indicadores chamam atenção. Um deles é que pela primeira vez, metade da zona rural brasileira está conectada — 49% da população rural disse ter acesso à rede em 2018, acima dos 44% de 2017. Além disso, houve crescimento no acesso dos mais pobres – 48% da população nas classes D e E está online (eram 42% em 2017).

Quanto aos hábitos de consumo, a pesquisa mostra que 48% dos usuários da internet adquiriu ou usou algum tipo de serviço on-line, como aplicativos de carros, serviços de streaming de filmes e música, ou pedido de comida. Outro dado assinala que 19% dos usuários divulgaram ou venderam produtos on-line.

O principal meio de acesso dos internautas brasileiros continua sendo o telefone celular – 97% afirmaram utilizar esse meio (acréscimo de 1% com relação a 2017). Considerando apenas aqueles que afirmaram utilizar exclusivamente o celular para navegar, o percentual é de 56% no total e 77% entre aqueles que vivem na zona rural. O acesso por meio de computadores caiu de 51% para 43% de 2017 para 2018, enquanto a navegação por meio de SmarTv’s cresceu de 22 para 30% segundo o levantamento.

Por Camila Mitye
Equipe Zap