Após o Instagram dar o primeiro passo em julho deste ano, o Facebook anunciou nesta sexta-feira, 27, o início dos testes para esconder o número de curtidas nos posts dos usuários da rede social. A ação está sendo testada primeiramente apenas na Austrália e não há informações de expansão para outros países por enquanto. Vale destacar que autor da publicação continuará tendo acesso ao número de likes, ficando omitido apenas para o público.

Já havia no ar a desconfiança de que o Facebook poderia seguir os passos do Instagram desde que foram feitas alterações no código do aplicativo da rede social para Android, alimentando os rumores sobre a remoção da exibição pública de likes, reações e visualizações de vídeos, como de fato foi colocado em prática no teste.

Conforme explicou um representante da companhia ao TechCrunch, o Facebook reunirá feedbacks para entender se a mudança “melhorará a experiência das pessoas”, já que o motivador do teste seria desestimular a competição e a comparação depreciativas entre os usuários, além de tornar o ambiente digital mais confortável para as pessoas se expressarem, com foco na qualidade e não na quantidade.

O botão de like continuará ativo e a contagem de comentários também, não sofrendo alterações.

Bem-estar

Cada dia mais, o bem-estar das pessoas no meio digital, principalmente nas redes sociais, é tema de debates. Desta forma, é cobrado das grandes companhias que se comprometam a tomar atitudes que combatam o bullying, o discurso de ódio e o preconceito de qualquer natureza. Além disso, ao colocar em prática ações como a omissão do número de likes, a rede social de Mark Zuckerberg demonstra boa vontade, já que esconder as curtidas pode, até certo ponto, comprometer a análise de engajamento das publicações.

Por Camila Mitye
Equipe Zap