Quem ainda acha que campo e tecnologia são coisas distantes, está para lá de ultrapassado. A tecnologia caminha e se aproxima cada vez mais do agronegócio, trazendo soluções e inovações para o produtor rural.

A Zap Telecom entende o valor do setor para a economia e a subsistência do Brasil e, por isso, tem se aproximado do campo, seja levando a internet fibra óptica de alta qualidade ao interior do país, ou apoiando eventos que fomentam os negócios e conhecimentos da área rural, como a Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 100% Digital, que em 2020 será realizada totalmente em ambiente virtual.

A última Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros – TIC Domicílios 2018 (Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI/2019) apontou um crescimento do acesso à rede na zona rural do Brasil. Segundo o levantamento, o acesso à internet nas áreas rurais passou de 34%, em 2017, para 44%, em 2018.

O TIC Domicílios cruza os dados com outros indicadores, chegando à conclusão que esse aumento está relacionado tanto à melhoria da infraestrutura de conexão quanto à ampliação da conexão móvel.

Se a tecnologia tem mudado a forma de produção e consumo na cidade, no campo não seria diferente. Afinal, com ferramentas baseadas em tecnologias como internet das coisas, big data ou cloud computing o produtor do agronegócio pode captar e analisar dados em tempo real, prever riscos e buscar informações que podem ser fundamentais para o aumento da produtividade e da sustentabilidade.

A chegada das inovações tecnológicas representa uma transformação na tomada de decisão no campo – o que era culturalmente ligado à tradição e experiência passa a contar com dados precisos, softwares e aplicativos, caracterizando a chamada agricultura 4.0.

Equipamentos

Os equipamentos utilizados no agronegócio já contam, há algum tempo, com aparatos tecnológicos. Mas a evolução da tecnologia e a chegada dessa nova fase pode levar para o meio rural a internet das coisas (IoT), tornando os equipamentos cada vez mais inteligentes e automatizados.

Num futuro próximo, a máquina vai aprender, com ajuda da inteligência artificial, o que deve fazer para garantir o melhor desempenho, cabendo ao homem acompanhar, monitorar e validar as tomadas de decisões. Tudo isso, claro, devidamente conectado à internet, calculando variáveis como a previsão do tempo e gerando dados que podem ser acessados a qualquer momento.

AgroZap

Acompanhando o movimento, a Zap não mede esforços para que essa transformação aconteça, afinal, tanta inovação vai depender de uma conexão de alta velocidade e uma infraestrutura sólida, com circuito protegido e assistência técnica eficiente.

Por isso nasceu o AgroZap, um plano de internet fibra óptica exclusivo para propriedades rurais. Tire suas dúvidas com a gente a partir da nossa página de contato.

Por Camila Mitye
Equipe Zap