Uma ferramenta bastante pedida pelos tuiteiros assíduos parece finalmente estar sendo testada pelo Twitter, a opção de agendar as postagens para serem publicadas em determinado dia e horário no futuro. O recurso já é comum em outras redes sociais (como Facebook) e permite ao usuário programar posts e planejar publicações em seu perfil.

A função, que só era possível para o usuário que optasse por acessar sua conta via aplicativos como o TweetDeck (que pertence ao Twitter), começa a aparecer para algumas contas selecionadas também no acesso via navegador, utilizando o endereço oficial da rede. A programação seria possível ao clicar no ícone de três pontinhos que apareceria ao lado dos botões de emojis e imagens, selecionando a opção “Agendar tweet”, que tem um ícone de calendário.

Ainda não há informação sobre a liberação do recurso para todos os usuários ou sobre testes no aplicativo oficial da rede para smartphones e tablets.

Tópicos

Outra novidade anunciada pelo Twitter nos últimos dias é a funcionalidade chamada de Tópicos, que possibilita ao usuário seguir assuntos de seu interesse na rede social. O recurso divide tweets, hashtags e perfis influentes em um feed, permitindo que um tema seja acompanhado de forma organizada. É uma maneira de reunir num único feed todo o conteúdo que esteja circulando na rede sobre temas que tendem a mobilizar contas e estimulam a criação de hashtags.

Um ponto positivo da ferramenta é que não será necessário seguir diversas contas diferentes para acompanhar um assunto de interesse, bastando apenas seguir aquele tópico. Apesar de já ter sido oficialmente anunciada pelo Twitter, a novidade deve demorar alguns meses para chegar a todos os usuários da rede.

Por Camila Mitye
Equipe Zap